Muitos de nós passamos por algumas disciplinas e simplesmente passamos. Não conseguimos, por mais esforço que fizermos, abstrair o contexto e a essencia do que nos é ofertado.
Na cadeira de Métodos e Técnicas de Pesquisa ,2º período, aprendemos a faze RESENHAS. E ai, geralmente acontece duas coisas: ou não utilizamos essa metodologia por puro desinteresse, ou pelo fato de acharmos um tanto complicado demais.
O fato é que com o aumento da c/h de algumas disciplinas, (nas de 40h para 47h e nas de 80h para 94h) alguns professores (desde o semestre passado) começaram a cobrar alguns trabalhos para complementar essa c/h. E muitos nos contemplaram com o pedido de artigos ou resenhas. =/
Diante da dificuldade que muitos de nós enfretamos semestre passado, achamos oportuno recordarmos aqui como elaborarmos uma Resenha. Daqui há alguns dias, ao iniciaremos nosso semestre letivo e como todo primeiro dia de aula, será selado um contrato entre a turma e o professor, expondo o cronograma semestral e possivelmente já marcando a data para entrega desses trabalhos. =D
A primeira coisa é lembrar que: Resenha não é Resumo!
A diferença entre resumo e resenha é muito pequena. Uma resenha deve ser feita como base em algo que você leu (geralmente artigo científico), podendo colocar suas opiniões no meio do texto de forma crítica.
Resumo é a diminuição de um texto ou de um assunto abordado, resgatando o principal e mantendo a originalidade.
Passos para fazer sua Resenha!
1. Dê um nome ao seu texto. Depois disso identifique-o bibliograficamente sobre o que está se escrevendo. Faça a referência bibliográfica.
2. Apresente o tema e introduza-o num contexto. Diga quais os motivos lhe levaram a escrever sobre aquela temática justificando sua importância para a academia.
3.Resuma os textos. Use sempre um parágrafo para cada assunto a ser refletivo. Comente logo no início quem é o pensador/autor que oferece àquele ponto de vista. Faça tudo sistematicamente mas sem utilizar número ou pontos cheios. Faça o texto em prosa utilizando somente parágrafos para dividí-lo.
4. Conclua opinando. Fale sobre cada um dos textos elencados, tire suas próprias conclusões sobre o assunto.
5. Identifique para quem é destinado a resenha. Para qual área é relevante e para qual público.
Concluíndo...
Feito isso, crie uma capa para entregar ao professor. Em geral, as resenhas não possuem capa, mas por tratar-se de trabalho acadêmico é interessante apresentá-lo com uma. Pode-se também simplesmente apresentar com um cabeçalho que identifique o nome da instituição, disciplina, semestre, professor e seu nome.
Resenhas de um artigo científico (que possuem entre 8 e 12 laudas), deve-se escrever no mínimo 1 e no máximo 3 laudas.
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site da figura: aqui! fonte principal: aqui!
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