terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Organizando ideias... facilitando os estudos!

Muitos de nós passamos por algumas disciplinas e simplesmente passamos. Não conseguimos, por mais esforço que fizermos, abstrair o contexto e a essencia do que nos é ofertado.

Na cadeira de Métodos e Técnicas de Pesquisa ,2º período, aprendemos a faze  RESENHAS. E ai, geralmente acontece duas coisas: ou não utilizamos essa metodologia por puro desinteresse, ou pelo fato de acharmos um tanto complicado demais.

O fato é que com o aumento da c/h de algumas disciplinas, (nas de 40h para 47h e nas de 80h para 94h) alguns professores (desde o semestre passado) começaram a cobrar alguns trabalhos para complementar essa c/h. E muitos nos contemplaram com o pedido de artigos ou resenhas. =/

Diante da dificuldade que muitos de nós enfretamos semestre passado, achamos oportuno recordarmos aqui como elaborarmos uma Resenha. Daqui há alguns dias, ao iniciaremos nosso semestre letivo e como todo primeiro dia de aula, será selado um contrato entre a turma e o professor, expondo o cronograma semestral e possivelmente já marcando a data para entrega desses trabalhos. =D

A primeira coisa é lembrar que: Resenha não é Resumo!

A diferença entre resumo e resenha é muito pequena. Uma resenha deve ser feita como base em algo que você leu (geralmente artigo científico), podendo colocar suas opiniões no meio do texto de forma crítica.
Resumo é a diminuição de um texto ou de um assunto abordado, resgatando o principal e mantendo a originalidade.

Passos para fazer sua Resenha!

1. Dê um nome ao seu texto. Depois disso identifique-o bibliograficamente sobre o que está se escrevendo. Faça a referência bibliográfica.

2. Apresente o tema e introduza-o num contexto. Diga quais os motivos lhe levaram a escrever sobre aquela temática justificando sua importância para a academia.

3.Resuma os textos. Use sempre um parágrafo para cada assunto a ser refletivo. Comente logo no início quem é o pensador/autor que oferece àquele ponto de vista. Faça tudo sistematicamente mas sem utilizar número ou pontos cheios. Faça o texto em prosa utilizando somente parágrafos para dividí-lo.

4. Conclua opinando. Fale sobre cada um dos textos elencados, tire suas próprias conclusões sobre o assunto.

5. Identifique para quem é destinado a resenha. Para qual área é relevante e para qual público.


Concluíndo...

Feito isso, crie uma capa para entregar ao professor. Em geral, as resenhas não possuem capa, mas por tratar-se de trabalho acadêmico é interessante apresentá-lo com uma. Pode-se também simplesmente apresentar com um cabeçalho que identifique o nome da instituição, disciplina, semestre, professor e seu nome.
Resenhas de um artigo científico (que possuem entre 8 e 12 laudas), deve-se escrever no mínimo 1 e no máximo 3 laudas.

=]

site da figura: aqui! fonte principal: aqui!

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